quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Comunicação verbal

Quantas e quantas vezes, nos deparamos com alguns problemas que nos parecem totalmente insolúveis e ficamos paralisadas sem saber qual atitude tomar ou como reagir?

Tenho percebido ao longo da vida, que uma das maiores dificuldades que o ser humano tem, é na hora de se comunicar com outro ser humano.


A gente consegue se comunicar muito bem com um bichinho de estimação, com uma criança novinha, com um tipo de pessoa extremamente passiva, mas temos dificuldades em transmitir o que sentimos, o que queremos, a outra pessoa como nós, um parente próximo, uma tia, pais, irmãos, vizinhos ou amigos de trabalho, etc.


Esse é o grande problema que a humanidade enfrenta desde que o mundo existe: a comunicação verbal.


Muitas pessoas, não conseguem se comunicar escrevendo, por não terem tido oportunidades boas de estudar, de ter um bom professor de Português, etc.


Mas isso não é o pior problema e sim, a comunicação ao falar.


Até hoje, as guerras aconteceram e aparentemente continuarão acontecendo, por dificuldade em entender exatamente o que se passa na cabeça do adversário.


Às vezes, o adversário é um antigo amigo que, por não ter sido compreendido nos seus interesses, passou a ser um inimigo constante.


Tenho percebido que o que falta é uma linguagem transparente, fácil de ser compreendida e, principalmente, a dificuldade em saber ouvir o outro.


Isso demanda paciência, humildade, honestidade, caráter íntegro e a boa vontade em querer acertar e manter a paz entre as pessoas.


Há um versículo bíblico que fala muito forte no meu coração: "Busque a paz e siga-a". Simples assim.


Se você tem dificuldade em ouvir seu próximo, dificuldade em falar claramente, pausadamente, sem aumentar o tom de voz, sem perder a paciência, procure analisar esse seu lado e tenha em mente que esses fatores sempre levarão você a viver intranquilo se não procurar educar sua personalidade.


Eu sempre procuro tratar as pessoas, da mesma forma que eu gostaria de ser tratada. Não há dia ruim que me faça descontar no meu próximo, minhas dificuldades particulares, ao contrário, procuro sempre ver o que as pessoas estão precisando e se eu posso ajudar de alguma forma. Isso me deixa muito feliz. Saber que estou sendo útil, é a minha válvula de escape. Mesmo que esteja sobrecarregada de serviço (o que sempre estou), sempre vai sobrar um tempinho para doar.


A vida é cheia de surpresas e, quando menos esperamos, estamos precisando justamente da pessoa que jamais imaginaríamos precisar, e é sempre melhor dar, do que receber.


A comunicação verbal, é a melhor e mais poderosa ferramenta que Deus nos deu. Ele nos criou com perfeição, mesmo que muitos de nós tenhamos aparentemente defeitos físicos, mas Deus fez cada um de nós diferente do outro por algum motivo e Ele sempre está certo naquilo que faz. Quem somos nós para duvidar disso?


Essa possibilidade de podermos falar, ouvir, entender, pensar, construir pensamentos bons, é um dom divino e perfeito para não utilizarmos da melhor forma possível.


Mesmo os surdo-mudos, conseguem se comunicar através de sinais, gestos, etc.


Nossa feição e aspecto facial, deixa transparecer o que sentimos em determinados momentos.


Tenhamos em mente que fomos criados para amar e sermos amados. Construir e ajudar, aperfeiçoar a humanidade em tudo que pudermos.


Aprender a ouvir nosso próximo, tentarmos entender o ponto de vista dele, argumentar com calma e clareza, são as melhores formas de vivermos em paz e sem guerras interpessoais.


Vamos fazer a nossa parte. Curtir o que temos de melhor. Evitar palavras pesadas e grosseiras. Dar amor e tranquilidade a quem nos cerca. Em outra passagem bíblica, Deus garante que "aquele que irrita seu irmão, é um assassino".


Pesado isso? Não.


Toda vez que irritamos alguém, estamos tirando pedacinhos da alma do nosso próximo. Pouco a pouco, acabando com o que ele tem de melhor que é o amor que deveria ser cultivado.


Palavras alegres, amorosas, regam o nosso coração.


Palavras pesadas, tristes, doentias, vão matando aos poucos e podem criar doenças incuráveis nos nossos irmãos.


Da mesma forma que abrimos a nossa boca para ofender, podemos abrí-la para dizer algo de carinhoso e suave.


Tenha em mente que Deus é amor. Quando Ele fez o mundo, foi através do verbo que é a palavra. Se a palavra pode construir, ela também pode destruir.


Sejamos mais positivos e bons ouvintes. Esse é o meu conselho para quem estiver enfrentando dificuldades, sejam elas quais forem. Use o verbo. Use com amor. Fale com carinho e aprenda a perdoar os que não conseguem ser assim.


Quem sabe que com o seu exemplo, você não consegue mudar aquele vizinho grosseiro e rabugento?


Aliás, você hoje já disse a alguém que o ama?


Não tem dificuldade que não seja destruída e ultrapassada, com uma atitude de amor.


"O amor tudo pode, tudo perdoa, tudo suporta".......


Um beijo carinhoso aos meus seguidores e espero que estas palavras possam ter ajudado alguém que precisava lê-las hoje.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...