domingo, 7 de março de 2010

Rosbife recheado

Vou ficar devendo a foto desta receita porque assim que coloquei na mesa para o almoço de ontem, atacaram-na. Depois de cortada, achei que não valia a pena fotografar a coitadinha destroçada daquele jeito.


Da próxima vez, prometo, antes de levar para a frente dos comilões, estarei tirando uma bela foto da dita cuja.

Vamos à receita?

- Uma maminha de alcatra grande, limpa, sem gordura, sem aquele nódulo (que chamo de olho). Prestar bastante atenção neste detalhe, porque a grande maioria das peças vem com este nódulo.

- Na véspera, abrir um buraco razoável bem no centro da peça. Pode furar até o centro, começando da frente e depois, pela parte de trás.


- Colocar neste buraco o seguinte: tiras finas de queijo provolone defumado, bacon em pequenos pedaços já torrados, alhos torrados, cebolas fritas em pedacinhos, presunto em cubinhos, pedacinhos de queijo mussarella, azeitonas pretas sem caroço, cebolinha, orégano (pouca quantidade).


- Tempero externo: coentro em pó, manjericão em pó, salsa e cebolinha em pó, bastante orégano, azeite extra virgem, alho cru, cebola crua, sal a gosto manjericão em folhas a gosto também.


Regar com vinagre de vinho tinto e deixar de molho até o dia seguinte.


Um detalhe importante é que a carne deve ficar totalmente mergulhada neste molho externo. Portanto, a quantidade de azeite e de vinagre, mais os temperos têm que envolver a peça toda.

Coloque em um reservatório tapado em geladeira normal.


No dia seguinte:


Coloque uma panela grande (onde caiba a peça inteira) para esquentar com fogo alto, com 3 colheres de sopa de azeite extra virgem.

Quando o azeite estiver bem quente, coloque a peça para fritar sem o caldo onde esteve guardada.


Durante alguns minutos deixe fritando até que um dos lados esteja bem frito mesmo. Vire o outro lado e faça o mesmo.

Não é para apenas refogar, mas fritar mesmo até ficar quase preta.


Neste ponto, coloque todo o molho dentro da panela e tampe por alguns minutos. Mais ou menos uns 10 minutos.

Retire a carne e deixe o molho apurando. Ou seja, secando quase que totalmente e engrossando até ficar quase seco.

Desligue o fogo e coloque a carne dentro novamente e tampe.

Na hora de servir, ligue o fogo novamente, agora bem baixo, somente para esquentar o molho e terminar de cozinhar a carne por mais 5 minutinhos, virando uma vez de cada lado e pode servir com o restante do molho, agora já engrossado, regado por cima do rosbife e boa refeição a todas.


Espero que as famílias gostem e que vocês indiquem meu bloguezinho às suas conhecidas...rsrsrss....

Sempre terei novidades culinárias pra vocês.





Beijos.
..................................................................................................................................................................

Dia 13 de Marco de 2010


Aqui está a receita acima, já pronta:






Acrescentei uns pêssegos em fatias e folhas picadas de alface, para dar uma decoração que é, ao mesmo tempo, um truque para ajudar dando um toque adocicado. Assim, contrabalança com o gosto forte dos temperos da carne. Sirva com uma porção de arroz branco e vinho tinto.
.................................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...