sexta-feira, 6 de abril de 2012

Origem dos Ovos de Páscoa




Páscoa.


Coelho põe ovo?


Como surgiram os ovos de Páscoa?

O hábito de dar ovos vem da tradição pagã. A ideia de trocar ovos de chocolate surgiu na França. Antes disso, eram usados ovos de galinha para celebrar a data.

A tradição de presentear com ovos – de verdade mesmo – é muito, muito antiga. Na Ucrânia, por exemplo, centenas de anos antes da era cristã já se trocavam ovos pintados com motivos de natureza – pêssankas – em celebração da chegada da primavera.

Os chineses e os povos do Mediterrâneo também tinham como hábito dar ovos uns aos outros para comemorar a estação do ano. Para deixá-los coloridos, cozinhavam-nos com beterrabas.

Mas os ovos não eram para ser comidos. Eram apenas um presente que simbolizava o início da vida. A tradição de homenagear essa estação do ano continuou durante a Idade Média entre os povos pagãos da Europa.

Eles celebravam Ostera, a deusa da primavera, simbolizada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor de seus pés.

O mesmo Coelho que é cultuado todos os anos na época da Páscoa, também aparece todos os meses na capa da revista play boy. Esse "Coelho" que tira o foco de Jesus na verdade é a própria "serpente" vestida de Coelho. Se liga! Quem põe ovo é cobra e não o Coelho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...