quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Receita de salada Vegan. Saudável e deliciosa!

Algumas pessoas são Vegans. Outras pessoas tentam ser Vegans. Algumas outras pessoas, assim como eu, fazem uma dieta vegan de vez em quando para desintoxicar o corpo mas não deixam de ter uma dieta de carnes e produtos animais também. Nos dias em que me torno Vegan, eu não como manteiga, queijos, leite, ovos, carnes e nenhum outro produto animal. A minha dieta se restringe a grãos, cereais, saladas, frutas e legumes. Uso muito também tofú,  leite de amendoas, leite de côco ou de soja. Hoje eu quero passar para vocês uma das receitas da minha semana Vegan: Uma salada de grão-de-bico com verduras. Você já vai entender porque ela é tão gostosa.






Ingredientes:

1- Pepino picadinho;
2- Alface Romana cortadinha;
3- Salsinha picada;
4- Hortelã picada;
5- Grão-de-bico já cozido;
6- Cebolinha picadinha;
7- Cebola roxa picadinha;
8- Aipo cortado fininho;
9- Azeite;
10- Sal;
11- Jalapenho (opcional);


Misture todos os ingredientes nas quantidades que desejar e curta bastante a sua salada que é super crocante e gostosa!

Sobre alguns ingredientes dessa salada e suas vantagens:

Grão-de-bico: Cada 100g de grão contém 6g de fibras, sendo nas sua maioria fibras solúveis, ajudando de uma forma bastante eficaz o nosso organismo a eliminar açúcares, gorduras e o colesterol.
O ácido fólico pode-se encontrar em doses generosas no grão.
Vários estudos referem a importância desta leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares, assim como no tratamento de vários tipos de anemia.
Contém uma generosa quantidade de cálcio, ferro e magnésio, minerais que desempenham funções importantes no nosso organismo.
Sendo um alimento relativamente barato, oferece uma grande versatilidade na culinária.
É indispensável numa dieta alimentar equilibrada.

Hortelã: É utilizada como tempero em culinária, como aromatizante em certos produtos alimentares, ou para a extração do seu óleo essencial. Por vezes, simplesmente cultivada como planta ornamental.
É também utilizada como planta medicinal, estando inscrita nas farmacopeias de muitos países da Europa. De entre as inúmeras virtudes citadas, podem destacar-se: estimulante, estomacal, carminativo. Usado nas atonias digestivas, flatulências, dispepsias nervosas, empregado nas palpitações e tremoneres nervosos, vômitos, cólicas uterinas, útil nos catarros brônquicos facilitando a expectoração. O chá feito de hortelã é um ótimo calmante.

Pepino: Aproximadamente 95 % do pepino é composto por água, sendo entretanto rico em fibras, daí a sua importância para o sistema digestivo Possui baixo teor de calorias e contém pequenas quantidades de vitamina C e folato. Em 2008 foi homologado pelo RankBrasil – Recordes Brasileiros, como o “Fruto com menor teor calórico do país”.
Esta planta é um ótimo tônico para o fígado, rins e vesícula, e dá força aos cabelos e unhas, pelo seu alto teor de sílica e flúor. É um eficiente diurético natural e ajuda a controlar a alta pressão arterial. Pode ser utilizado também nas enfermidades dos dentes e das gengivas. É indicado para amenizar dores de garganta.
Para facilitar a digestão do pepino, recomenda-se mastigá-lo bem.

O que é ser Vegan?

Veganos excluem da sua dieta carnes e embutidos, banha, vísceras, músculos, gelatina, peles, cartilagens, lacticínios, ovos e ovas, insetos, mel e derivados, frutos do mar e quaisquer alimentos de origem animal. 

Consomem basicamente cereais, frutas, legumes, vegetais, hortaliças, algas, cogumelos e qualquer produto, industrializado ou não, desde que não contenha nenhum ingrediente de origem animal.

As críticas aos atuais padrões de produção dos alimentos vegetais são inexoráveis, haja vista que monoculturas, transgênicos e muitos processos industriais degradam faunas inteiras. Por isso, é cada vez mais necessário que práticas de permacultura e agrofloresta estejam agregadas ao veganismo. Há também um vasto trabalho de base a ser feito na produção de vegetais orgânicos, para que não se explore animais no processo produtivo.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...